ASSEMP

MATÉRIA DE INTERESSE: Necessidade de policiamento municipal será discutida no 3º Enneguam que inicia nesta sexta, 17

16/08/2018 24/08/2018 14:36 1823 visualizações

Às vésperas de sediar pela primeira vez no Tocantins, o Encontro Norte e Nordeste das Guardas Municipais (Enneguam), Palmas se destaca por ter a Guarda mais antiga e equipada do Estado, sendo referência para muitos estados do Brasil. Dos 139 municípios tocantinenses, apenas cinco possuem guardas municipais instituídas, sendo, além de Palmas: Porto Nacional, Lagoa da Confusão, Monte do Carmo e São Valério. O 3º Enneguam acontece de 17 a 19 de agosto, na ETI GMP Eurídice de Mello, no  jardim Aureny III, a partir das 8 horas, e traz o tema “Segurança Pública começa aqui”.

O Subinspetor Gilmar Fernandes, que preside o Sindicato das Guardas Municipais no Tocantins, atribui o baixo de número de Guardas ao fato de que, embora, a Lei 13.022 já autorize a ampliação das frentes de serviços em que a instituição atua desde 2014, as verbas federais destinadas a ações de segurança pública são repassadas aos estados, contudo, este cenário pode mudar, pois com a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), prevendo a integração entre as forças de segurança, a tendência é que os municípios recebam verbas e sejam incentivados a criar suas Guardas e assim também contribuam com o combate à criminalidade.

“O tema do evento Segurança Pública começa aqui, já diz tudo. O crime acontece na cidade e a exemplo de alguns países desenvolvidos onde as polícias são municipais, pretendemos chamar a atenção para essa temática que em muito poderá ajudar o Brasil a sair desse mapa cruel dos altos índices de criminalidade”, finalizou Fernandes.

O Guarda Municipal David, veio com mais dois colegas de Água Preta, cidade localizada no interior Pernambuco e fica há mais de 2 mil quilômetros de Palmas. Segundo o GM, o objetivo da participação é buscar o fortalecimento da categoria e, “assim, estarmos cada vez mais preparados para atuarmos de acordo com a legislação e também aprender com exemplos dos projetos desenvolvidos por outros colegas em suas regiões”.

 O evento terá inicio nesta sexta-feira, 17 e segue até domingo 19, contará com representantes de 15 estados da federação. Além de promover o intercâmbio cultural, científico e prático operacional com as Guardas Civis Municipais de todo Brasil, e em especial as das regiões Norte e Nordeste, a programação contempla palestras, workshop, treinamentos e discussões que dialoguem com a vivência da categoria. O número de inscritos já superou as expectativas da comissão organizadora que aguardava 250 inscrições, mas que já passaram de 300.