ASSEMP

Com foco na representatividade e autonomia feminina, Rosiney Coelho é empossada no Conselho Municipal da Mulher

O mandato destina-se ao biênio 2017/2019; Irlândia Ibiapino é a suplente.
23/11/2017 23/11/2017 21:14 2225 visualizações

Tomou posse nesta quinta-feira, 23, a secretária geral da Associação dos Servidores Municipais de Palmas - Assemp, Rosiney Coelho Dantas, no Conselho Municipal dos da Mulher para o biênio 2017/2019.  A secretária representa a Assemp, que pela primeira vez ocupa cadeira na entidade, após ser eleita com expressiva votação. Na posse ela esteve acompanhada de membros da diretoria administrativa, do presidente Cleison Nunes, e a suplente na cadeira do conselho, Irlândia Ibiapino.

Sobre a atuação no conselho, ela antecipou que seguirá a nova política que pretende dar autonomia às mulheres, no sentido da geração de renda.  "Vamos trabalhar pela autonomia das mulheres, porque essa autonomia poderá livrá-las de riscos, como o da violência doméstica", enfatizou Rosiney Coelho, lembrando também que a representação das servidoras municipais virá na inclusão de ações específicas no planejamento estratégico de 2018. 

A fala é endossada pela  diretora de Políticas Públicas da Mulher da Secretaria de Desenvolvimento Social - Sedes, Valtônia Gonçalves dos Santos,  que enfatizou que a proposta de atuação do conselho é "gerar políticas públicas que retire a mulher palmense da posição de vítima,  mostrando a mulher palmense guerreira, empreendedora". A diretora acrescentou que o quantitativo de mulheres que a Assemp representa é muito importante na formatação dessa nova política.  

A solenidade, que aconteceu na Câmara Municipal de Palmas, contou com a presença da representantes do poder público municipal, de entidades ligadas as politicas voltadas as mulheres, a promotora de Justiça, Flávia Souza, e a presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Simone Fontenelle, entre outros. 

Também esteve presente o superintendente dos Direitos Humanos da Prefeitura de Palmas, João Procópio, que enfatizou a importância do fortalecimento dar autonomia às mulheres por meio das políticas públicas que as fortaleçam. "Nossa intenção é tornar cada dia mais a política da mulher independente", enfatizou. 

A presidente da comissão permanente do Direitos da Mulher, vereadora Laudeci Coimbra, também falou aos presentes e desejou sucesso às novas membros da instituição. 

 

Conselho 

O conselho será composto por 10 membros e seus suplentes, sendo metade representante da sociedade civil organizada, três representantes do Executivo Municipal, um da Câmara de Vereadores e um da Secretaria Estadual de Segurança Pública. 

Além da Assemp, as entidades eleitas que tomaram posse são a Associação de Mães do Setor Taquaralto (Amastef), Organização das Mulheres Amigas do Bem de Palmas (Omab), Conselho Municipal das Associações de Moradores (Comam) e Associação de Mulheres em Ação de Palmas (Amap).

Já representando o Município, foram empossados três servidores, sendo um da Secretaria de Desenvolvimento Social, um da Secretaria Municipal de Saúde e outro da Secretaria Municipal de Educação.