ASSEMP

Diretoria faz apresentação do balanço fiscal de 2017 na primeira assembleia do ano

Seguindo a pauta desta quinta, 29, o presidente apresentou o relatório circunstanciado das ações. Ata está disponível no site
04/04/2018 04/04/2018 17:27 1745 visualizações

Na primeira Assembleia Geral da Associação dos Servidores Municipais de Palmas – Assemp no ano de 2018, o presidente, Cleison Nunes, acompanhado do presidente do Conselho Fiscal, Egildo Vasconcelos e outros membros da diretoria, além da equipe de Contabilidade e da Assessoria Jurídica apresentaram o relatório circunstanciado de atividade; demonstraram resultados do exercício e o parecer do conselho fiscal referente ao ano de 2017. A Assembleia foi realizada na sede administrativa da Associação, na Arse 51, na noite desta quinta-feira, 29.

“O Estatuto da Assemp afirma que o relatório circunstanciado no ano anterior deve ser apresentado até dia 31 de março no ano seguinte”, explicou o presidente Cleison Nunes na abertura da Assembleia, justificando a realização da mesma na data. 

A associada Alderice Santana Parente, que é professora na Escola Beatriz Rodrigues, destacou a importância de participar das Assembleias da Associação de Servidores. “Eu mesma acabei sendo atingida pela decisão de uma assembleia em que não participei. Aquela que definiu o rateio”, lembra acrescentando: “Isso me serviu de lição, agora pretendo participar, estar presente e acompanhar os atos”, enfatizou.

Entre os pontos mencionados no relatório consta a ausência de documentos e movimentações da Assemp no período de 2013 a 2016, sendo que a justificativa apresentada pela gestão anterior é o que os mesmos teriam sido inutilizados após um temporal que os danificou. A perda foi registrada em boletim de ocorrência.

Também foi informada a retirada no período de 08 de abril a 30 de abril de 2017, pela gestão anterior, através do saque de valores em cheques emitidos. De acordo com o que consta no parecer lido pelo presidente, a afirmação da gestão anterior é que esses valores teriam sido utilizados para pagamento de custos de serviços da instituição, porém, como se trata de valores em espécie os mesmos não puderem ser rastreados.

A Ata do parecer do Conselho Fiscal do ano de 2017 foi aprovada por unanimidade e está disponível Aqui

 

Relatório circunstanciado

Após a leitura do parecer do conselho fiscal, o presidente passou a apresentar o Relatório Circunstanciado do ano de 2017, em que foi mostrado o resumo das ações da instituição no período. Entre elas estão: a organização administrativa da academia, em que foi criada a conta para recebimento dos boletos e padronizado o pagamento dos sócios; reformas e revitalização do clube recreativo; implantação da ouvidoria e adequação funcional trabalhista dos servidores. 

Os slides de apresentação do Relatório Circunstanciado, mostrado aos associados presentes, também pode ser acessado AQUI.

Já os gráficos apresentados pela equipe de contabilidade mostraram que ao tomar posse a atual gestão encontrou, do ponto de vista contábil, um déficit de R$ 1.042.000,00 (um milhão e quarenta e dois mil) e em janeiro de 2018, o saldo passa a ser de lucro de R$ 562.000,00 (quinhentos e sessenta e dois mil).

Questionamento

Presente na Assembleia, o ex-presidente Pedro Gomes – que atuou por dois mandatos à frente da Assemp, questionou sobre o andamento da Auditoria nas Contas da Assemp. Ao que o presidente Cleison Nunes informou todos os trâmites realizados até o momento.

De acordo com o presidente, a auditoria foi realizada e, em consonância com o estatuto e regimento da Assemp, foram criadas a Comissão de Ética e a Comissão de Processo Administrativo, as quais receberão e analisarão as informações encontradas. Ainda, seguindo os trâmites em que constam também procedimentos de audiência e defesa dos mencionados, após o cumprimento de todos esses procedimentos será devidamente apresentado o seu detalhamento em assembleia específica com este fim.

“Entramos aqui secos, sem nenhuma informação, tentamos descobrir, intercalando este trabalho com as demais ações da Assemp – porque as atividades dela não podem parar, como o Plano de Saúde que nos demandou muito tempo. E então, estamos adotando cautela para seguir corretamente todos os trâmites” informou Nunes.

Ao final, o presidente analisou que vê positivamente o primeiro ano de sua gestão, já que houve expressivo crescimento de associados – de 3.995 em abril de 2017 para 4.504 em dezembro do mesmo ano. Além disso, “não há quaisquer dívidas geradas por nós, ao contrario registramos saldo positivo, conseguimos organizar as informações repassadas pela Unimed e pela Prefeitura, realizar ações importantes para nossos associados, as quais algumas foram mencionadas aqui. Estamos caminhando e com a ajuda de todos, conseguiremos alcançar nossos objetivos”, concluiu.