ASSEMP

MATÉRIA DE INTERESSE: Necessidade de policiamento municipal será discutida no 3º Enneguam que inicia nesta sexta, 17

16/08/2018 24/08/2018 14:36 2092 visualizações

Às vésperas de sediar pela primeira vez no Tocantins, o Encontro Norte e Nordeste das Guardas Municipais (Enneguam), Palmas se destaca por ter a Guarda mais antiga e equipada do Estado, sendo referência para muitos estados do Brasil. Dos 139 municípios tocantinenses, apenas cinco possuem guardas municipais instituídas, sendo, além de Palmas: Porto Nacional, Lagoa da Confusão, Monte do Carmo e São Valério. O 3º Enneguam acontece de 17 a 19 de agosto, na ETI GMP Eurídice de Mello, no  jardim Aureny III, a partir das 8 horas, e traz o tema “Segurança Pública começa aqui”.

O Subinspetor Gilmar Fernandes, que preside o Sindicato das Guardas Municipais no Tocantins, atribui o baixo de número de Guardas ao fato de que, embora, a Lei 13.022 já autorize a ampliação das frentes de serviços em que a instituição atua desde 2014, as verbas federais destinadas a ações de segurança pública são repassadas aos estados, contudo, este cenário pode mudar, pois com a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), prevendo a integração entre as forças de segurança, a tendência é que os municípios recebam verbas e sejam incentivados a criar suas Guardas e assim também contribuam com o combate à criminalidade.

“O tema do evento Segurança Pública começa aqui, já diz tudo. O crime acontece na cidade e a exemplo de alguns países desenvolvidos onde as polícias são municipais, pretendemos chamar a atenção para essa temática que em muito poderá ajudar o Brasil a sair desse mapa cruel dos altos índices de criminalidade”, finalizou Fernandes.

O Guarda Municipal David, veio com mais dois colegas de Água Preta, cidade localizada no interior Pernambuco e fica há mais de 2 mil quilômetros de Palmas. Segundo o GM, o objetivo da participação é buscar o fortalecimento da categoria e, “assim, estarmos cada vez mais preparados para atuarmos de acordo com a legislação e também aprender com exemplos dos projetos desenvolvidos por outros colegas em suas regiões”.

 O evento terá inicio nesta sexta-feira, 17 e segue até domingo 19, contará com representantes de 15 estados da federação. Além de promover o intercâmbio cultural, científico e prático operacional com as Guardas Civis Municipais de todo Brasil, e em especial as das regiões Norte e Nordeste, a programação contempla palestras, workshop, treinamentos e discussões que dialoguem com a vivência da categoria. O número de inscritos já superou as expectativas da comissão organizadora que aguardava 250 inscrições, mas que já passaram de 300.

Assemp prepara programação especial de férias no Clube

Teremos música ao vivo todos os finais de semana do mês


Clube terá música ao vivo com Leandro Pisadinha neste domingo, 22

Clube é exclusivo para associados, dependentes e convidados.


Clube estará fechado até 12 de junho para manutenção

Piscina infantil está recebendo melhorias