ASSEMP

Assemp realiza campanha nas redes sociais para prevenção da Dengue

Números de casos de Dengue em Palmas cresceram neste ano
16/02/2022 17/03/2022 14:49 1849 visualizações

O combate ao mosquito da Dengue é um papel de todos. Por isso a Associação dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Assemp) está realizando campanha nas redes sociais com foco na grande mobilização social contra o mosquito Aedes, objetivando sensibilizar a população para a prevenção e controle da Dengue e outras enfermidades como Zika Vírus, Febre Chikungunya e Febre amarela Urbana.

 

 

Com postagens de cards com orientações, o objetivo da Assemp é reforçar o papel da população e dos parceiros no apoio às ações dos órgãos públicos para combater os focos do mosquito. A prevenção e controle devem ser permanentes, e os cuidados devem ser intensificados, principalmente neste período chuvoso.

 

 

O presidente da Assemp, Cleison Nunes, reforçou que esse trabalho é muito válido, tendo em vista que o número de casos triplicou este ano de 2022. Segundo a Prefeitura de Palmas, neste mês de fevereiro houve redução de 43,5% da incidência de casos de dengue após intensificação das ações contra o Aedes aegypti, transmissor também da zika e chikungunya, segundo os dados levantados pelo Monitoramento Semanal das Arboviroses, da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (Semus). 

 

O monitoramento aponta que na semana epidemiológica (4ª semana - 22 a 29 de janeiro) a Capital teve 244 notificações de doença para cada 100 mil habitantes, contra 432 casos notificados para cada 100 mil habitantes na primeira semana do ano (02 a 08 de janeiro).

 

Denúncias

A Prefeitura de Palmas coloca à disposição da população uma linha telefônica para atender denúncias referentes a imóveis fechados, abandonados, para aluguel, venda e terrenos baldios que possam ter criadouros do mosquito da dengue. É importante que o cidadão quando fizer a denúncia tenha o endereço completo do local para facilitar a localização. O telefone é o (63) 3212-7917. 

Criadouros

O Aedes aegypti tem como criadouros os mais variados recipientes que possam acumular água parada, domiciliares e peridomiciliares. Os mais comuns são pneus sem uso, latas, garrafas, pratos dos vasos de plantas, caixas d’água descobertas, calhas, piscinas e vasos sanitários em desuso. A fêmea do mosquito pode, também, depositar seus ovos nas paredes internas de bebedouros de animais e em ralos desativados, lajes e em plantas como as bromélias.

 

Mais Fotos

Assemp prepara programação especial de férias no Clube

Teremos música ao vivo todos os finais de semana do mês


Clube terá música ao vivo com Leandro Pisadinha neste domingo, 22

Clube é exclusivo para associados, dependentes e convidados.


Clube estará fechado até 12 de junho para manutenção

Piscina infantil está recebendo melhorias