ASSEMP

Assemp realiza campanha nas redes sociais para prevenção da Dengue

Números de casos de Dengue em Palmas cresceram neste ano
16/02/2022 17/03/2022 14:49 1067 visualizações

O combate ao mosquito da Dengue é um papel de todos. Por isso a Associação dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Assemp) está realizando campanha nas redes sociais com foco na grande mobilização social contra o mosquito Aedes, objetivando sensibilizar a população para a prevenção e controle da Dengue e outras enfermidades como Zika Vírus, Febre Chikungunya e Febre amarela Urbana.

 

 

Com postagens de cards com orientações, o objetivo da Assemp é reforçar o papel da população e dos parceiros no apoio às ações dos órgãos públicos para combater os focos do mosquito. A prevenção e controle devem ser permanentes, e os cuidados devem ser intensificados, principalmente neste período chuvoso.

 

 

O presidente da Assemp, Cleison Nunes, reforçou que esse trabalho é muito válido, tendo em vista que o número de casos triplicou este ano de 2022. Segundo a Prefeitura de Palmas, neste mês de fevereiro houve redução de 43,5% da incidência de casos de dengue após intensificação das ações contra o Aedes aegypti, transmissor também da zika e chikungunya, segundo os dados levantados pelo Monitoramento Semanal das Arboviroses, da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (Semus). 

 

O monitoramento aponta que na semana epidemiológica (4ª semana - 22 a 29 de janeiro) a Capital teve 244 notificações de doença para cada 100 mil habitantes, contra 432 casos notificados para cada 100 mil habitantes na primeira semana do ano (02 a 08 de janeiro).

 

Denúncias

A Prefeitura de Palmas coloca à disposição da população uma linha telefônica para atender denúncias referentes a imóveis fechados, abandonados, para aluguel, venda e terrenos baldios que possam ter criadouros do mosquito da dengue. É importante que o cidadão quando fizer a denúncia tenha o endereço completo do local para facilitar a localização. O telefone é o (63) 3212-7917. 

Criadouros

O Aedes aegypti tem como criadouros os mais variados recipientes que possam acumular água parada, domiciliares e peridomiciliares. Os mais comuns são pneus sem uso, latas, garrafas, pratos dos vasos de plantas, caixas d’água descobertas, calhas, piscinas e vasos sanitários em desuso. A fêmea do mosquito pode, também, depositar seus ovos nas paredes internas de bebedouros de animais e em ralos desativados, lajes e em plantas como as bromélias.